Rosto
Laboratório
 
Actividades

O Mocho do SoftCiências

 

Actividades Experimentais

Modelo de um "rocket" para demonstrar a terceira lei de Newton


Este modelo de um "rocket" é barato e fácil de fazer. Pode ser usado para demonstrar a terceira lei de Newton.

Modelo

O rocket é feito de madeira (com uma espessura de 1 cm). Um elástico é colocado em dois pregos que se encontram espetados na madeira; o tamanho deve ser escolhido de forma a haver uma certa tensão. O elástico é preso atrás, como se pode ver na figura A, por uma linha. Um pedaço de papel enrolado é colocado no elástico. O rocket pode agora ser colocado num recipiente com água que lhe permita alguma mobilidade. Com um fósforo pode-se queimar o fio que segura o elástico.

Quando o fio rebenta, o pedaço de papel é ejectado e o "rocket" move-se ligeiramente para a frente (figura B). Fazendo a experiência sem o pedaço de papel pode-se mostrar que não existirá movimento se não houver nada para lançar. A linha deve estar bem enrolada no prego da frente para que não se desate e influencie os resultados.

Pode fazer-se ainda as seguintes experiências:

  • Pese o "rocket" e o pedaço de papel, dispare o papel e determine a velocidade do "rocket". A velocidade do papel pode ser estimada usando a conservação da quantidade de movimento.
  • Repita a experiência usando um pedaço de papel mais pesado e depois compare as velocidades obtidas com os resultados de um outro par de experiências, em que os mesmos pedaços de papel são disparados mas com um elástico mais forte.

Bibliografia:

Randle Hurley, Hextable School, Swanley, Kent, The School Science Review, 1983, 229, 64, 719

Topo
Rosto