Rosto
Ensino
 
  Documentos

O Mocho do SoftCiências

 

Documentos modelo

Acta genérica para reuniõs de Conselho de Turma


"Quem faz hoje a acta?..."

Diante desta frequente e inevitável pergunta, em Conselho Pedagógico, reunião de Grupo ou de Conselho de Turma, há mesmo alguns corações que palpitam só desejando que não lhes caiba secretariar a reunião. Uma coisa é certa: nunca há voluntários!

A elaboração de uma acta, a bem dizer, não é nada aliciante. Compreende-se, por isso, que a maioria dos docentes não se sinta motivado para a desenvolver.

Acontece que para já, e pelo menos até à operacionalização dos registos audio digitalizados, este desafio de fazer actas é incontornável para a gestão escolar.

Na tentativa de minimizar o tempo e o aborrecimento - porque não dizê-lo - de fazer actas de Conselho de Turma, desenvolvemos um modelo de acta que pode simplificar esta tarefa ao professor e assim o disponibilizar, em tempo e em frescura psicológica, para o verdadeiro desafio de relação pedagógica a que é destinado.

O modelo de acta que apresentamos tem aparência mais longa mas é bastante mais simples de preencher, incluindo a própria agenda da reunião (podemos mesmo dizer que numa reunião ordinária grande parte dos campos fica por preencher). Foi esta a sensação que se recolheu dos docentes que experimentaram a sua utilização no último período do ano lectivo 1997/98 na Escola Secundária de Penacova. A recolha de informação e o tratamento dos dados a nível de escola, por sua vez, foram bastante facilitados.

Possivelmente este modelo de acta encontra-se ligeiramente adaptado à realidade pedagógica e ao dinamismo que se vive na escola em que foi aplicado. Mas julgando-se útil a sua utilização noutras escolas - eventualmente com algumas alterações introduzidas - disponibiliza-se a toda a comunidade escolar, estando a versão digitalizada, para mais fácil manipulação, nesta mesma página.

Uma inevitável palavra de agradecimento a todos os elementos que encorajaram o esboço deste modelo de acta e que contribuíram para a sua evolução com preciosas sugestões: professores da escola secundária de Penacova e em particular a Presidente do Conselho Directivo e a Coordenadora dos Directores de turma.

O modelo apresentado não está de todo acabado e, para o seu aperfeiçoamento, todas as críticas e sugestões são bem vindas.

João Paiva, 1999


Download da versão digitalizada da acta (ficheiro no formato Microsoft Word 97, 367kB).

Topo
Rosto