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Programas do Ensino Secundário

12º ano - Química



Unidade Temática 1: Progredindo no estudo da Estrutura de Átomos e Moléculas

  1. Suporte experimental para a estrutura electrónica de átomos e moléculas

    • Métodos espectroscópicos
      • Espectro de emissão do átomo H e energia do electrão.
      • Absorção de radiações ultravioleta e visíveis por átomos e moléculas.
      • Cor
      • Efeito fotoeléctrico e energia dos electrões em átomos e moléculas.
    • Métodos de difracção

  2. A Mecânica Quântica e o estudo da estrutura electrónica dos átomos

    • Números quânticos e orbitais-nuvem no átomo H
    • Átomos polielectrónicos: configuração electrónica e Tabela Periódica

  3. Orbitais em moléculas

    • Orbitais moleculares ligantes e antiligantes
      • Moléculas diatómicas
      • Caso particular dos hidrocarbonetos
    • Regularidades nas fórmulas de estrutura de moléculas

Objectivos específicos menos significativos:

  • Contrastar o espectro de riscas de átomos com o espectro de bandas de moléculas, relacionando com os movimentos internos das moléculas.
  • Face a Tabela Periódica que inclua configurações electrónicas de valência, reconhecer a existência dos blocos s, p e d, tendo em atenção que há uma orbital s, três p e cinco d.
  • Reconhecer a conservação da soma das ordens de ligação em reacções entre moléculas em casos simples.

Unidade Temática 2: Progredindo no estudo das Ligações Intermoleculares e Equações dos Gases

  1. Ligações intermoleculares

    • Ligações intermoleculares e estrutura das moléculas
    • Ligações intermoleculares e estados físicos

  2. Equações dos gases

  3. Pressão de vapor


Unidade Temática 3: Progredindo no estudo dos Compostos Orgânicos

  1. Relações entre estrutura e propriedades de compostos orgânicos

    • Determinação de fórmulas químicas
    • Isomerismo
    • Cor, sabor e cheiro
    • De um composto orgânico a outro

Objectivos menos significativos:

  1. Relacionar alguns aspectos estruturais com propriedades físico-químicas de compostos orgânicos

    • Relacionar a cor de substâncias orgânicas com a absorção selectiva de luz, esboçando-se os respectivos espectros.
    • Reconhecer que o cheiro e o sabor de determinados compostos orgânicos dependem da sua estrutura, ilustrando com alguns exemplos característicos.


Unidade Temática 4: Progredindo no estudo da Extensão das Reações Químicas

  1. Rendimento de uma reacção

  2. Equilíbrio de solubilidade e factores que afectam a solubilidade de um sal

    • Produto de solubilidade e solubilidade
    • Formação de precipitados
    • Solubilização de precipitados

  3. Equilíbrio de ácido-base

    • Soluções ácidas, básicas e neutras
    • Cálculos de pH
    • Efeito tampão
    • Titulações de ácido-base

  4. Reacções de oxidação-redução

    • Poder redutor e poder oxidante
    • Potenciais normais

Objectivos específicos menos significativos.

  • Reconhecer que, nos casos de soluções muito diluídas de ácidos ou bases fortes, ou de soluções de ácidos ou bases muito fracos, não se pode desprezar a contribuição da ionização da água no cálculo do pH.
  • Os trabalhos práticos "Precipitação e solubilização de alguns sais" e " Comparar poderes redutores ou oxidantes de algumas espécies químicas" poderão assumir a forma de demonstrações na sala de aula, com a participação dos alunos, inseridas no conteúdo programático correspondente.

  • É de notar, em particular, que estes trabalhos práticos não requerem nem desenvolvem técnicas laboratoriais significativas.

Unidade Temática 5: Progredindo no estudo da Energia e Entropia em Reações Químicas

  1. Calor e trabalho em reacções químicas

  2. 1. Lei da Termodinâmica

  3. Calores de reacção e lei de Hess

  4. Entropia como critério de extensão das reacções químicas: 2. Lei da Termodinâmica

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