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Fichas, 10º ano
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O mocho do SoftCiências

Fichas de Laboratório - Química, 10º ano

Imagine que é um mágico que... faz aparecer e desaparecer...


1. Problema

Transformações inversas.

Caso específico: síntese e decomposição de cloreto de amónio, uma reacção inversa da outra.

2. Sorria
  • Estados físicos da matéria: estado sólido, estado ................, ................... gasoso, ................. de sítio, ................... casado, ..................... independente, ................ a que as coisas chegaram, etc, .................... Unidos.

  • Condensação (da água) = 1 / ................... da água.

3. Recorde, pense e planeie, primeiro...

3.1  Complete:

a. A fórmula química do cloreto de amónio é ...................

b. O composto é formado pelos iões amónio, ............, e ................., Cl-, na proporção de um para um.

c. Pode formar-se este sal a partir da reacção entre HCl e NH3. Em solução aquosa, a reacção é indicada pela equação:

HCl (aq) + ........... seta dupla ...........

Em fase fasosa, a equação da reacção é

........ + ......... seta dupla NH4Cl (s)

As partículas sólidas de NH4Cl formam um fumo branco.

d. Em qualquer dos casos, as moléculas de amoníaco, .................., transformam-se em iões amónio, ............ Isso implica a associação de um ião H+ proveniente do ..................... a cada molécula NH3.

e. Como esta reacção é acompanhada de aumento de temperatura — reacção exotérmica — isto sugere que o cloreto de amónio deve poder decompor-se em .............. e ............. por aquecimento. Teremos, assim, a reacção inversa da primeira.

3.2. Quanto ao procedimento a seguir:

a. Se desejar ver os fumos brancos de NH4Cl, deverá realizar a reacção em meio gasoso. O que é que lhe parece mais aconselhável?

i. Misturar soluções aquosas de HCl e NH3 e aquecer.

ii. Aquecer soluções aquosas de HCl e NH3 separadas e misturar os respectivos vapores.

iii. Aproximar as bocas de dois tubos de ensaio, um com solução aquosa concentrada de HCl e outro com solução aquosa concentrada de NH3.

iv. Ligar dois tubos de ensaio (ou balões), um com solução concentrada de HCl e outro com solução concentrada de NH3, através de um tubo que permita a mistura dos dois vapores.

v. Ligar com um tubo os frascos em que se guardam respectivamente a solução concentrada de HCl e a solução concentrada de NH3.

b. Para decompor o cloreto de amónio por aquecimento, o que é que aconselha?

i. Aquecer os fumos produzidos no caso iii, acima com um secador de cabelo.

ii. Aquecer os fumos produzidos no caso iv. acima com um secador de cabelo.

iii. Aquecer um tubo com NH4Cl com um bico de gás.

iv. Aquecer um tubo com cloreto de amónio com um bico de gás, procurando identificar a formação de HCl(g) e NH3(g) com papel de tornesol.

c. Complete as instruções a seguir para a formação de NH4Cl:

i. Utilizando pipeta com pera de borracha, transfira cerca de 5 cm3 de solução concentrada de HCl para um tubo de ensaio ou para um pequeno balão cónico. Aproxime da boca uma tira de papel azul de tornesol e uma outra de papel .............. de ................... previamente ..................... Observe atentamente.

ii. Proceda de igual modo com uma soluçao concentrada de .................. Observe atentamente.

iii. Aproxime as bocas dos dois tubos de ensaio (ou .....................) e observe atentamente.

iv. Ligue os dois tubos (ou balões) por um tubo longo em U invertido com rolhas adaptadas aos ................... (ou ............. ):

Observe atentamente.

v. Verifique se dá conta do aumento de temperatura na zona do tubo em que se formam os fumos.

d. Complete as instruções a seguir para a decomposição do sal:

i. Tente fazer desaparecer os ................. brancos observados no caso de iv. acima por ............................. com secador de cabelo.

ii. Com uma .......................... coloque uma pequena porção de cloreto de amónio pulverizado num tubo de ensaio e disponha tiras de papel de tornesol na boca do tubo como se mostra no diagrama junto:

Algodão

Papel vermelho de tornesol
Papel azul de tornesol

NH4Cl (s)

Como NH3 é menos denso do que HCl, com moléculas mais leves, tornará azul o papel vermelho de tornesol colocado mais acima na saída do tubo.

iii. Aqueça com bico de Bunsen até ao ............................... do sólido. Aqueça também ao longo do tubo para evitar a formação do sólido NH4Cl.

Observe atentamente as cores das tiras de .............de .................

3.3 Complete a lista seguinte de material e reagentes necessários:

Material Reagentes
Bico de Bunsen ....................... Cloreto de amónio
Conta-gotas ....................... Solução concentrada de HCl
Espátula Rolhas perfuradas .......................
Papel de tornesol (azul e vermelho) Tubos de ensaio
Tubo longo em U

3.4 Discuta o que pensou e planeou com o/a seu/sua colega de trabalho e, depois, ambos com o/a professor/a.

4. ..Execute, depois

4.1 Execute numa hote, ou, pelo menos, num lugar ventilado, respeitando as normas gerais de segurança no laboratório químico.

OS VAPORES DE HCl E NH3 SÃO TÓXICOS.

4.2 Registe as suas observações:

a. Na presença de vapores de HCl, o papel azul de tornesol fica .................... ao passo que o ....................... permanece ...................

b. Na presença de vapores de NH3, o papel vermelho de tornesol fica ..............., ao passo que o ............................ permanece .......................

c. Os fumos brancos formados no tubo do caso c. iv. acima estão mais próximos do balão com ..................... do que do balão com .......................

d. Por aquecimento, o cloreto de amónio ..........................

e. ....... possível reconhecer a formação de HCl por efeito na tira de papel azul de tornesol, a formação de NH3 por efeito na tira de papel vermelho de tornesol.

5. Agora, discuta os resultados

a. Complete:

i. Os fumos brancos de NH4Cl formados no tubo que liga HCl(aq) e NH3 (aq) situam-se mais perto do balão de ..................., o que significa que as moléculas ............. se movem mais rapidamente do que as moléculas .......................... Isto está de acordo com o facto de serem mais ...................

ii. A experiência mostra que se uma reacção ................... é favorecida por aquecimento, uma reacção exotérmica é dificultada. De facto, se uma reacção é exotérmica, a inversa é ................................

b. Imagine outras montagens que permitam identificar NH3 e HCl como produtos de NH4Cl (s) por aquecimento.

6. O que conseguiu neste trabalho prático
  • Fortalecer a sua compreensão das reacções químicas que podem ocorrer num sentido ou noutro, conforme as condições.

7. Auto-avalie-se
7.1
a. Li e compreendi o protocolo e planeei o trabalho antes da aula prática 100 pontos
b. Li e compreendi o protocolo mas não planeei o trabalho antes da aula prática 50 pontos
c. Li e não fiz esforço para compreender o trabalho 20 pontos
d. Nem sequer li o protocolo antes da aula 0 pontos
7.2
a. Executei o trabalho com total dedicação 50 pontos
b. Executei o trabalho com parcial dedicação 30 pontos
c. Executei o trabalho "encostado ao colega" 10 pontos
7.3
a. Executei o projecto com elevada competência, respeitando as normas de segurança 100 pontos
b. Executei o projecto com mediana competência, respeitando as normas de segurança 50 pontos
c. Executei o projecto com fraca competência 20 pontos
Pontuação máxima: 250 pontos Pontuação total: .......... pontos
Percentagem: .......... %

8. Comentário do/a professor/a

Auto-avaliação correcta

Auto-avaliação incorrecta:

por excesso

por defeito

Rubrica do/a professor/a ....................................

9. Faça um relatório para o seu encarregado de educação

Resuma por escrito, numa folha anexa, o trabalho realizado de forma a ser lido pelo seu encarregado de educação, que pode saber menos de Química do que você.


Alternativa

1. O problema

Converter sulfato de cobre azul em branco ... e em azul outra vez.

2. Recorde,   primeiro....

O sulfato de cobre azul tem a fórmula CuSO4.5H2O, sulfato de cobre penta- -hidratado. Por perda da água de cristalização (5 moléculas H2O por cada ião Cu2+ e por cada ião SO42-), obtém-se sulfato de cobre anidro, CuSO4, que é branco.

3. Execute e discuta

Complete os esquemas que resumem o procedimento a seguir:

4. Faça um relatório

Proceda como referido no ponto 9. do P.E. n.° 7.

Relação com Clube de Ciência

1. Sílica-gel: de azul a rosa e volta

Interpretação: sílica com cloreto de cobalto (II):

aquecimento

[Co(H2O)6]Cl2

CoCI2(H2O)2 + 4H2O (g)

(róseo)

(azul)

CoCI2(H2O)2 + 4H2O (g) [Co(H2O)6]Cl2

(azul)

(róseo)

2. Galo do tempo

Interpretação: a mesma acima

 

 

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