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Fichas, 10º ano
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O mocho do SoftCiências

Fichas de Laboratório - Química, 10º ano

Imagine que é um/a engenheiro/a químico/a numa empresa industrial...


1. Problema

Apurar em que condições de temperatura o rendimento de uma reacção de interesse industrial é maior.

Simulação: Efeito da temperatura no equílibrio

NO2 (g) N2O4 (g)

castanho            incolor

2. Sorria
  • Os problemas em Química têm .................... aquosas.

  • As moléculas que sofrem reacção têm ................. agudas.

3. Recorde, pense e planeie, primeiro...

3.1 Complete:

a. Entre os vários óxidos de azoto conhecidos, o dióxido de azoto, de fórmula ........., e o tetróxido de azoto, de fórmula ........., estão relacionados pela reacção

................. .................

b. As moléculas NO2 têm geometria angular e possuem um número ímpar de ............................. por molécula. As moléculas N2O4 têm geometria planar.

c. Como a massa molecular de qualquer destes óxidos é ................. do que a de qualquer dos componentes principais do ar ( .......... e ......... ), eles são ................ densos do que o ar.

d. Dado que NO2 é uma substância de cor castanha e N2O4 é uma substância incolor, o estado de equilíbrio para a reacção indicada pode ser estudado através da cor do sistema: cor mais intensa da mistura significa ..................... concentração de .....................

e. A transformação de N2O4 em NO2 supõe a ruptura de uma ligação azoto- ............. por molécula. Deve, pois, ser uma transformação ................. térmica. Assim, pode prever-se que o aumento de ............................... favorecerá essa decomposição. Se assim for, a cor da mistura de NO2 e N2O4 deve tornar-se ............ intensa por aquecimento.

3.2 Sobre a preparação da mistura NO2/N2O4:

a. A mistura pode ser preparada pelo/a seu/sua professor/a por reacção do cobre com ácido azótico em solução concentrada ou por aquecimento do nitrato de chumbo.

b. Os gases produzidos são facilmente guardados em tubos ou balões rolhados:

ou em tubos de vidro que se fecham ao bico de gás.

3.3 Complete as instruções a seguir

i. Dispondo de dois tubos (ou balões) idênticos com NO2 e N2O4, coloque um em água a ferver e outro num banho de gelo. Observe a intensidade da ................

gelo + sal (NaCl)

água a ~ 100 ºC

ii. Depois, coloque os dois tubos à ......................... ambiente. Observe atentamente.

3.4 Complete a lista seguinte de material e reagentes necessários:

Material Reagentes

Bico de Bunsen

.........................

Copos (250 ml)

Tripé

............. ou ............ (2)

4. ..Execute, depois

4.1 Execute, respeitando as normas de segurança no laboratório químico, e observando atentamente.

OS ÓXIDOS DE AZOTO SÃO TÓXICOS.

4.2 Registe os resultados

a. Á temperatura mais elevada, a cor do sistema é ............. intensa.

5. Discuta os resultados

a. A .................... é um dos factores que influenciam o estado de .......................... de uma reacção química.

b. No caso em estudo, em que a reacção

N2O4 (g) seta_dir.jpg (2244 bytes) 2NO2 (g)

é endotérmica e a reacção inversa

2NO2 (g) seta_dir.jpg (2244 bytes) N2O4 (g)

é ........................................, o aumento de temperatura favorece a transformação

............. seta_dir.jpg (2244 bytes) .............

6. O que conseguiu neste trabalho prático
  • Realizou uma experiência simples sobre uma reacção entre gases.

  • Reforçou a sua compreensão do equilíbrio químico e do efeito da temperatura no estado de equilíbrio.

7. Auto-avalie-se
7.1
a. Li e compreendi o protocolo e planeei o trabalho antes da aula prática 100 pontos
b. Li e compreendi o protocolo mas não planeei o trabalho antes da aula prática 50 pontos
c. Li e não fiz esforço para compreender o trabalho 20 pontos
d. Nem sequer li o protocolo antes da aula 0 pontos
7.2
a. Executei o trabalho com total dedicação 50 pontos
b. Executei o trabalho com parcial dedicação 30 pontos
c. Executei o trabalho "encostado ao colega" 10 pontos
7.3
a. Executei o projecto com elevada competência, respeitando as normas de segurança 100 pontos
b. Executei o projecto com mediana competência, respeitando as normas de segurança 50 pontos
c. Executei o projecto com fraca competência 20 pontos
Pontuação máxima: 250 pontos Pontuação total: .......... pontos
Percentagem: .......... %

8. Comentário do/a professor/a

Auto-avaliação correcta

Auto-avaliação incorrecta:

por excesso

por defeito

Rubrica do/a professor/a ....................................

9. Escreva uma carta a um colega

Numa folha anexa, prepare uma carta para um colega seu noutra escola (pode escolher o que tem o mesmo número e turma) descrevendo o que fez e observou neste trabalho e como o interpretou.

Relação com Clube de Ciência

1. Outra mensagem secreta

CoCl2 (aq) 0,4 mol dm-3 + HCl (aq) concentrado (até cor rósea começar a passar a azul)

2. Termómetro químico

gelo + sal (NaCl)

a mesma solução de 1. previamente aquecida

cor azul

cor rósea

 

 

 

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