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Laboratório
Fichas, 10º ano
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O mocho do SoftCiências

Fichas de Laboratório - Química, 10º ano

Imagine que é um/a aluno/a de uma Faculdade de Medicina...


1. Problema

É preciso conhecer melhor a principal substância responsável pela acidez do suco gástrico - ácido clorídrico - comparando o seu comportamento em água e num solvente orgânico.

2. Sorria
  • As bases são mais que os ácidos: bases químicas, ............ aéreas, ........... dos cones, ............... dos partidos, ............. das potências, etc.

  • Nas soluções ............... predomina o ião H+: três ou ..........

3. Recorde, pense e planeie, primeiro...

3.1 Complete:

a. Cloreto de ............................ é o nome para o composto de fórmula HCl, embora não se trate de um sal.

b. Nas moléculas HCl, a ligação entre H e Cl é uma ligação .........................

c. O composto HCl é, nas condições ambientais correntes, um ..............

d. As soluções aquosas de HCl designam-se correntemente por ............................

e. O cloreto de hidrogénio pode ser obtido por reacção de uma solução aquosa concentrada de ácido sulfúrico com ........................... de sódio. A equação da reacção é

H2SO4 (aq) + ............. seta_dir.jpg (2244 bytes) Na2SO4 (aq) + ............

f. HCl é um composto solúvel noutros solventes além da ...................... Por exemplo, em solventes orgânicos como o tolueno e o tricloroetano.

3.2 Se quiser comparar o que acontece quando o gás HCl se dissolve em água ou num solvente orgânico, que lhe parece mais aconselhável de entre os seguintes procedimentos?

i. Determinar a densidade das soluções resultantes.

ii. Comparar a condutibilidade eléctrica das soluções resultantes.

iii. Comparar a cor das soluçoes resultantes.

iv. Comparar a cor do papel azul de tornesol quando em contacto com cada uma das soluções.

3.3 Complete as instruções a seguir:

a. Prepare HCl (g) com o dispositivo indicado:

Solução concentrada de ácido sulfúrico
 

Cloreto de sódio

b. Faça borbulhar HCl(g) na água contida num tudo de ensaio (ou num copo).

c. Faça ............................. no tricloroetano contido num tubo de ensaio.

d. Introduza um fita de papel .................... de tornesol em cada solução e observe.

e. Introduza dois eléctrodos de grafite em cada solução, integrados num circuito como indicado no diagrama:

3.4 Discuta o que pensou e planeou com o/a seu/sua colega de trabalho e, depois, ambos com o/a professor/a.

3.5 Discuta o que pensou e planeou com o/a seu/sua colega de trabalho e, depois, ambos com o/a professor/a.

Material Reagentes

.........................

.........................

.........................

.........................

.........................

.........................

.........................

.........................
4. ..Execute, depois

4.1 Execute, respeitando as normas gerais de segurança no laboratório químico e observando atentamente.

NÃO RESPIRE OS VAPORES DA SOLUÇÃO CONCENTRADA DE H2SO4 E O GÁS HCl.

4.2 Registe as suas observações:

a. O papel ................... de tornesol fica ........................ em contacto com a solução aquosa de .................. e permanece ........................ no caso do solvente ......................

b. A lâmpada acende no caso da solução em ...................... mas não no caso da solução em .......................

5. Discuta os resultados

a. O facto de a lâmpada acender só no caso da solução de ................ em.................. significa que apenas essa solução contém ...................

b. Como esses .................... não existem no gás HCl, a dissolução de HCl em .............. deve ser acompanhada de formação de iões.

c. Se um desse iões for Cl-, o outro deverá ser ..................., de acordo com a reacção

HCl (g) + H2O (l) Cl- (aq) + ................

d. Deverá ser também este ião ............ que é o responsável pela mudança de cor do ....................

6. O que conseguiu neste trabalho prático
  • Preparou o gás HCl com uma montagem experimental simples.

  • Familiarizou-se com o uso de circuitos eléctricos a baixa tensão no apuramento se uma solução é condutora ou não.

  • Fortaleceu a sua compreensão da necessidade de um solvente como a água para que um ácido possa revelar o seu comportamento como ácido.

7. Auto-avalie-se
7.1
a. Li e compreendi o protocolo e planeei o trabalho antes da aula prática 100 pontos
b. Li e compreendi o protocolo mas não planeei o trabalho antes da aula prática 50 pontos
c. Li e não fiz esforço para compreender o trabalho 20 pontos
d. Nem sequer li o protocolo antes da aula 0 pontos
7.2
a. Executei o trabalho com total dedicação 50 pontos
b. Executei o trabalho com parcial dedicação 30 pontos
c. Executei o trabalho "encostado ao colega" 10 pontos
7.3
a. Executei o projecto com elevada competência, respeitando as normas de segurança 100 pontos
b. Executei o projecto com mediana competência, respeitando as normas de segurança 50 pontos
c. Executei o projecto com fraca competência 20 pontos
Pontuação máxima: 250 pontos Pontuação total: .......... pontos
Percentagem: .......... %

8. Comentário do/a professor/a

Auto-avaliação correcta

Auto-avaliação incorrecta:

por excesso

por defeito

Rubrica do/a professor/a ....................................

9. Faça um relatório formal

Numa folha anexa, faça um relatório formal - objectivos, método seguido, observações, conclusões - do trabalho executado.


Alternativa

1. O problema

Comparar o comportamento eléctrico do ácido acético puro e das respectivas soluções em acetona e em água.

2. O método

Utilize uma montagem semelhante à do P. E. n.° 11 para testar a condutibilidade eléctrica de soluções.

Estabeleça um plano de actuação.

3. Execute, discuta e relate

Atenda à reacção de ionização do ácido acético em água

CH3CO2H (aq) + H2O (l) CH3CO2- (aq)+ H3O+ (aq)

 


Variação

1. O problema

Investigar o equilíbrio entre o ião cromato e o ião dicromato em solução aquosa:

2CrO42- (aq) + 2H3O+ (aq) seta dupla Cr2O72- (aq) + 3H2O (aq)

(amarelo) (laranja)

2. O método

Por adição de ácido, converter a cor amarela de uma solução de cromato de potássio em laranja e, por adição subsequente da base, voltar à cor inicial. Estabelecer um plano de execução.

2. Execute e interprete

Relação com Clube de Ciência

1. A varinha de pH

Inverter várias vezes e observar cores.

2. Chuvas ácidas em simulação

Note: Os gases SO2 e NOx tornam a água em solução ácida

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