Rosto
Laboratório
Fichas, 10º ano
Introdução
Ficha 0
Ficha 1
Ficha 2
Ficha 3
Ficha 4
Ficha 5
Ficha 6
Ficha 7
Ficha 8
Ficha 9
Ficha 10
Ficha 11
Ficha 12
Finalmente

O mocho do SoftCiências

Fichas de Laboratório - Química, 10º ano

Imagine que é um/a químico/a a trabalhar para uma empresa do ramo alimentar...


1. Problema

Caíram os rótulos de dois frascos com as indicações CH3CO2H , 0,10 mol dm-3, e HCl , 0,10 mol dm-3 . Colá-los, de novo, sem risco de troca.

2. Sorria
  • O tornesol fica ............. de raiva, quando lhe baixam o pH.

  • A fenolftaleína .............. em meio básico, porque é tímida.

3. Recorde, pense e planeie, primeiro...

3.1 Complete:

a. A formação de iões ......... e ........... a partir da dissolução de ácido HA em água

HA (aq) + H2O (l) ................ + ...............

não ocorre na mesma extensão para todos os ácidos HA: uns são mais ................ que outros.

b. HCl é um ácido .............. ao passo que o ácido acético CH3CO2H é um ácido ...............

c. Isto quer dizer que duas soluções equimolares de HCl e de CH3CO2H não têm o mesmo pH: o pH da solução de ....................... é ..................... que o da solução de ..............

3.2 Se pretender distinguir, de modo imediato, duas soluções HCl(aq) e CH3CO2H (aq) de igual concentração, o que parece mais aconselhável fazer?

i. Provar as soluções

ii. Cheirar as soluções

iii. Comparar os respectivos valores de pH, utilizando papel indicador de pH.

iv. Outro procedimento (especifique)1.

3.3 Discuta o que pensou e planeou com o/a seu/sua colega de trabalho e, depois ambos com o/a professor/a.

3.4 Faça uma lista de todo o material e reagentes necessários.1

Material Reagentes

.........................

.........................

.........................

.........................

.........................

.........................

.........................

.........................
4. ..Execute, depois

4.1 Execute, respeitando as normas gerais de segurança no laboratório químico.

5. Interrogue-se

Questão para o 11.° e 12.° anos: Porque será que a reacção de HCl com a água

HCl (aq) + H2O (l) Cl- (aq) + H3O+ (aq)

é muito extensa e a reacção

CH3CO2H (aq) + H2O (l) CH3CO2- (aq) + H3O+ (aq)

não?

6. O que conseguiu neste trabalho prático
  • Fortaleceu a sua compreensão do comportamento de ácidos em soluções aquosas.

  • Iniciou-se, eventualmente, no uso de um medidor de pH.

7. Auto-avalie-se
7.1
a. Li e compreendi o protocolo e planeei o trabalho antes da aula prática 100 pontos
b. Li e compreendi o protocolo mas não planeei o trabalho antes da aula prática 50 pontos
c. Li e não fiz esforço para compreender o trabalho 20 pontos
d. Nem sequer li o protocolo antes da aula 0 pontos
7.2
a. Executei o trabalho com total dedicação 50 pontos
b. Executei o trabalho com parcial dedicação 30 pontos
c. Executei o trabalho "encostado ao colega" 10 pontos
7.3
a. Executei o projecto com elevada competência, respeitando as normas de segurança 100 pontos
b. Executei o projecto com mediana competência, respeitando as normas de segurança 50 pontos
c. Executei o projecto com fraca competência 20 pontos
Pontuação máxima: 250 pontos Pontuação total: .......... pontos
Percentagem: .......... %

8. Comentário do/a professor/a

Auto-avaliação correcta

Auto-avaliação incorrecta:

por excesso

por defeito

Rubrica do/a professor/a ....................................

9. Faça um relatório formal

Numa folha anexa, faça um relatório formal - objectivos, método seguido, observações, conclusões - do trabalho executado.


Alternativa

1. O problema

Decidir sobre qual de duas soluções de ácido sulfúrico é a mais concentrada, utilizando NaOH e ... um termómetro.

2. O método

Não podendo utilizar qualquer indicador ou medidor de pH, pode tirar-se, contudo, partido do facto de as reacções de neutralização serem exotérmicas. Então, perante, um excesso de NaOH, é no caso da solução mais concentrada de H2SO4 que se verificará maior aumento de temperatura.

Estabeleça um plano de actuação.

3. Execute e discuta

Relação com Clube de Ciência

1. Pastilhas para a azia

Água com gotas de vinagre branco + indicador universal
Pastilha contra a acidez do estômago

Exemplos:

NaHCO3 (s) Na+ (aq) + HCO3- (aq)

a. HCO3- (aq) CO2 (g) + OH- (aq)

b. HCO3- (aq) + H2O (l) CO32- (aq) + H3O+ (aq)

(a) mais extensa que (b)

ou

Mg(OH)2 (aq) Mg2+ (aq) + 2OH- (aq)

2. Biberão de CO2

2. Biberão de CO2

Dados um copo com água, outro com HCl (aq), outro com NaOH (aq), todos à mesma temperatura, como fazer para mais rapidamente retirar a moeda retida num cubo de gelo?

Resposta:

(Note que a temperatura da mistura de HCl (aq) com NaOH (aq) sobe, já que a reacção de neutralização é exotérmica).


1 Se dispuser de um medidor de pH, utilize-o.

Topo
Rosto