Rosto
Laboratório
Fichas, 10º ano
Introdução
Ficha 0
Ficha 1
Ficha 2
Ficha 3
Ficha 4
Ficha 5
Ficha 6
Ficha 7
Ficha 8
Ficha 9
Ficha 10
Ficha 11
Ficha 12
Finalmente

O mocho do SoftCiências

Fichas de Laboratório - Química, 10º ano

Finalmente… Seja você mesmo, aluno/a do 10.º ano!


ONDE CONSEGUIU CHEGAR COM TODOS ESTES PROJECTOS EXPERIMENTAIS?

Em face da lista (abaixo) de finalidades do trabalho de laboratório, em geral, indique o grau de progresso que julga ter atingido em relação à "grelha de partida" (início do ano).

Utilize uma escala de 4 graus:

  • 1: sucesso em cerca de 1/3 dos projectos

  • 2: sucesso em cerca de 1/2 dos projectos

  • 3: sucesso em cerca de 2/3 dos projectos

  • 4: sucesso em mais de 2/3 dos projectos

1   2   3   4
1. Fortalecer o conhecimento e a compreensão da Química
2. Desenvolver capacidades de:

a. Planeamento de um trabalho e selecção do material e reagentes necessários à sua realização.

b. Montagem do material para a realização da operação laboratorial.

c. Manuseamento e utilização correcta do material e reagentes com as necessárias precauções de segurança.

d. Trabalho autónomo, sistemático e disciplinado.

e. Observação atenta, identificando e classificando as alterações relevantes que ocorrem durante a experiência.

f. Registo das observações relevantes e dos resultados de medições, com conhecimento do grau de confiança respectivo (uso correcto de algarismos significativos e indicação de incerteza).

g. Interpretação, eventual tratamento gráfico e crítica dos resultados, reconhecendo as principais fontes de erro e a necessidade de repetição com vista a obter valores médios e a estabelecer o grau de precisão.

h. Exploração, reflexão e indagação.

i. Resolução de problemas práticos.

j. Técnicas químicas específicas.

k. Cálculo químico, com reconhecimento do grau de confiança dos dados e dos resultados.

l. Relato escrito ou oral.

3. Promover atitudes positivas:

a. De motivação para a Química e para a Ciência em geral.

b. De trabalho em pequenos grupos e discussão "inter-pares".

c. De segurança com produtos químicos, equipamento e material de laboratório.

d. Sobre resíduos químicos e ambiente.

e. Sobre fontes de erro e limitações das experiências.

f. Face a problemas e obstáculos na vida real.

RESULTADO GLOBAL: Pontos


De 19 a 28 pontos: Mau De 49 a 58 pontos: Bom
De 29 a 38 pontos: Fraco De 59 a 68 pontos: Muito bom
De 39 a 48 pontos: Satisfaz De 69 a 76 pontos: Excelente

Professor

Comentário do/a professor/a:

Auto-avaliação correcta

Auto-avaliação incorrecta:

por excesso

por defeito

 

Rubrica do/a professor/a ....................................

 

Topo
Rosto