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Fichas, 10º ano
 
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Laboratório de Química

Fichas de Laboratório - Química, 10º ano
Autor: Victor M. S. Gil


Introdução

Ficha 0. Imagine que tinha de ganhar a vida montando laboratórios químicos nas escolas...

Problema: Decidir o que adquirir numa perspectiva de custos/benefícios, rotular e organizar, seleccionar instruções gráficas sobre a segurança e correcto manuseamento.

Ficha 1. Imagine que é um/a agrónomo/a ou químico/a a trabalhar numa empresa agrícola...

Problema: Preparar uma solução do fertilizante nitrato de amónio de concentração conhecida para uma experiência - piloto de cultura hidropónica. Preparar uma solução de ácido clorídrico de concentração conhecida para desentupimento de um filtro de rega obstruído com carbonato de cálcio (devido a águas demasiado calcárias).

Ficha 2. Imagine que está a fazer um estágio num laboratório de controlo de poluição de águas...

Problema: Determinar a percentagem de ião sulfato numa amostra de água suspeita de conter excessiva concentração de sulfatos.

Ficha 3. Imagine que é um/a técnico/a de laboratório químico...

Problema: Determinar a concentração de uma solução de ácido cloridrico que se encontra num frasco de que se perdeu o rótulo indicativo da concentração.

Ficha 4. Imagine que é um/a professor/a de Química...

Problema: dar uma resposta por via experimental ao aluno que pergunta: "como é que se sabe que o iodeto de zinco tem a fórmula ZnI2 e não, por exemplo, ZnI ou Zn2I ?"

Ficha 5. Imagine que é um/a cientista...

Problema: Ao adicionar um determinado líquido a um certo sólido, obtém um gás. O estudo dessa reacção implica, entre outras coisas, determinar a velocidade de formação desse gás. Simulação laboratorial: reacção entre o magnésio e os ácidos.

Ficha 6. Imagine que é um/a químico/a numa empresa industrial do ramo farmacêutico...

Problema: Investigar em que medida uma maior concentração de um reagente relativamente barato aumenta a velocidade de uma reacção de produção de um medicamento. Simulação laboratorial: reacção entre o magnésio e os ácidos.

Ficha 7. Imagine que é um mágico que... faz aparecer e desaparecer...

Problema: Transformações inversas.

Ficha 8. Imagine que é um/a técnico/a analista num laboratório forense ou de análises clínicas...

Problema: Proceder a determinações de espécies químicas através de reacções em que haja alteração de cor. Caso específico do ião Ferro(III).

Ficha 9. Imagine que é um/a engenheiro/a químico/a numa empresa industrial...

Problema: Apurar em que condições de temperatura o rendimento de uma reacção de interesse industrial é maior. Simulação laboratorial: equílibrio NO2 / N2O4 .

Ficha 10. Imagine que é um/a jovem investigador/a científica/a...

Problema: Descobrir regularidades em múltiplos dados experimentais. Simulação laboratorial: regularidades nas solubilidades de sais em água.

Ficha 11. Imagine que é um/a aluno/a de uma Faculdade de Medicina...

Problema: É preciso conhecer melhor a principal substância responsável pela acidez do suco gástrico - ácido clorídrico - comparando o seu comportamento em água e num solvente orgânico.

Ficha 12. Imagine que é um/a químico/a a trabalhar para uma empresa do ramo alimentar...

Problema: Caíram os rótulos de dois frascos com as indicações CH3CO2H , 0,10 mol dm-3, e HCl , 0,10 mol dm-3 . Colá-los, de novo, sem risco de troca.

Finalmente... Seja você mesmo/a, aluno/a do 10º ano...

Problema: Onde consegui chegar com todos estes projectos experimentais?

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